segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Candidato do PS vem difamar investidor turístico

A Câmara de Óbidos prometeu 5 milhões de novas árvores, mas a verdade é que hoje há menos do que quando foi feito esse anúncio, há cerca de 2 anos.
O vereador José Machado chamou a atenção, em sessão de Câmara, há mais de uma ano, para o facto de estarem a ser derrubadas milhares de árvores, no Bom Sucesso, antes de ser emitido o alvará de construção das infra-estruturas dum empreendimento turístico. Alertou então José Machado para as consequências ambientais e também para as dificuldades financeiras que teria a promotora do empreendimento Royal Óbidos, tendo o presidente Telmo Faria tentado desmentir a realidade que, infelizmente, se veio a confirmar.
Devido a dificuldades financeiras, a promotora do empreendimento turístico que ficará próximo dos depósitos de água entre a Turisbel e os Covões, ainda não pagou conseguiu obter a necessária garantia bancária para poder ser emitido o alvará das obras.
José Machado



No dia em que fez um ano após o Governo PS decidir a atribuição da Medalha de Mérito Turístico a Telmo Faria, o candidato do PS, José Machado, escolheu o empreendimento Royal Óbidos como alvo. Entre várias acusações, ataca levianamente o seu promotor, uma das maiores empresas do país, a MSF, de "ter dificuldades económicas" e de não conseguir sequer ter garantias bancárias, nem levantar o alvará, o que é totalmente falso. Aqui publicamos a resposta que o presidente Telmo Faria teve que dar a um Jornal (Jornal das Caldas) que o confrontou com as graves declarações de José Machado. Um bom exemplo de como este candidato não está à altura do cargo de Presidente da Câmara de Óbidos


Em face do email recebido, só posso concluir que o senhor vereador José Machado tenta, deliberadamente, distorcer a realidade e ataca o investimento e os investidores no Concelho, o que, numa ocasião em que precisamos de mais empregos para as pessoas, é verdadeiramente inacreditável! Primeiro, informe-se as pessoas que a plantação de 5 milhões de árvores não foi um anúncio, mas a previsão do que será feito nos 600 hectares de área verde do novo PDM para a zona, após a corajosa suspensão do actual plano, em Fevereiro de 2008, pelo actual Executivo. Como todas as pessoas sabem, incluindo o senhor vereador, a alteração ao PDM está há meses dependente de respostas da CCDR LVT. Logo que a Administração Central, tutelada pelo partido que apoia este candidato, conclua a avaliação ambiental estratégica, poderemos avançar para a execução do plano onde vamos implantar um grande parque público para usufruto da população, o que vai proteger as margens da Lagoa de Óbidos e substituir uma floresta de produção (pasta de papel) por uma floresta de protecção, criando um grande pulmão verde na área, em vez da construção que o PS de Óbidos tentou promover para aquela área no passado.
Sobre o arranque de árvores (eucaliptos) tratou-se de uma operação de limpeza do terreno, sem qualquer movimento de terras, que seguiu todos os procedimentos ambientais recomendáveis tecnicamente, com redução na libertação de CO2, ao fazer-se a trituração e a posterior incorporação como matéria orgânica no solo.
Só posso reter destas afirmações um lamentável ataque ao investidor e ao investimento Royal Óbidos, difamando-o, e procurando enfraquecê-lo, ao dizer, levianamente, que tem “dificuldades financeiras” e indo ao ponto de mentir publicamente ao dizer que “ainda não conseguiu obter a necessária garantia bancária para poder ser emitido o alvará de obras”, o que é falso, pois o promotor fez o requerimento para levantar o alvará no dia 27 de Julho (há dois meses) e já possui a licença, estando previsto o início de obras de infra-estruturas ainda este ano. É muito grave um candidato a presidente da Câmara fazer este tipo de calúnias públicas. Os investidores que criam emprego e têm projectos de qualidade não devem ser atacados, mas sim apoiados pela sua autarquia. Ao fazer isto, José Machado mostra, claramente, que não merece a confiança dos eleitores e que a sua estratégia principal é apenas atacar tudo e todos, seja o presidente da Câmara ou os presidentes de Junta, como os empresários que apostam em Óbidos. É inacreditável: depois da sua candidatura atacar duas grandes empresas que trouxemos para Óbidos, como a Janela Digital e a Ambisig, vem o próprio atacar uma das maiores empresas portuguesas, a MSF, promotora do Royal Óbidos, que, ao levantar o alvará no meio da crise, demonstra uma grande capacidade de investimento e cria um ambiente de confiança para o nosso futuro!
Telmo Faria

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. A linguagem política dissimula para fazer as mentiras soarem verdadeiras e dar aparência consistente ao puro vento
    George Orwell

    ResponderEliminar
  3. É quando nos esquecemos de nós mesmos que fazemos coisas que merecem ser recordadas.
    (Autor desconhecido)

    ResponderEliminar