quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ÓBIDOS - “IMAGINE. CREATE. INNOVATE”

“IMAGINE. CREATE. INNOVATE”

Foi com este head-line que 2009 foi eleito o Ano Europeu da Criatividade e Inovação pela União Europeia. A esta data e, desde 2002, já em Óbidos se trabalhava a criatividade e inovação, como bases de concepção de um ambicioso projecto de desenvolvimento integrado regional, projecto este que hoje se afirma de forma consolidada, consistente e de âmbito internacional.

POR MARIA DO CARMO PESSANHA MOREIRA E MAURA MARVÃO WWW.MUSTCONSULT.COM

Que novos caminhos abrem? O que há de novo na cultura? As indústrias criativas? Qual o papel da criatividade como base de uma estratégia de desenvolvimento? O múltiplo papel da Cultura e da Criatividade na criação de emprego, na fixação de populações, na capacidade de ser engenho de inspiração da inovação c resolução de problemas de exclusão social são razões suficientes para declarar a Cultura e a Criatividade como sectores de desenvolvimento económico e social estratégicos, fim Óbidos encontra-se uma resposta orgulhosa a este desafio – o Projecto Óbidos Criativa -, um plano de desenvolvimento estratégico baseado na criatividade, concretizado a partir da realidade local. Este plano revelou-se um caminho de oportunidades no mundo da cultura e da criatividade numa região de uma enorme riqueza histórica, onde preservar parecia ser o lema. Preservar, Criar e Inovar são agora a chave de valorização do território. A formação de um hub criativo na medieval Vila de Óbidos foi a resposta de contemporaneidade encontrada para este conjunto histórico de inquestionável riqueza. Resposta de desenvolvimento contextualizada numa realidade mundial em forte depressão financeira, onde uma crise em larga escala ajudou a perceber a urgência de novas ferramentas e políticas, num mundo onde a globalização é uma certeza.

Três marcos importantes foram a base do desafio e contributo para a elaboração do marketing territorial de Óbidos: o evento Festival Internacional do Chocolate, a estada da Selecção Nacional de Futebol na preparação do Euro 2004 e a inauguração da Exposição de Arquitectura no Centro Cultural de Belém para lançamento do Bom Sucesso - Design Resort, Leisure & Golf. O primeiro veio chamar a atenção de que cm Portugal era possível pegar em ideias simples ou universais e criar fórmulas fortes e mobilizadoras, tendo o festival logo na primeira edição 200 mil pessoas. Não mais parou de crescer. A vertente artística c criativa está bem patente na originalidade do seu programa, na magia da encenação do espaço e na criação artística de enormes esculturas em chocolate.

A estada da Selecção Nacional e da equipa que veio a sagrar-se vice-campeã europeia demonstrou ao País que Óbidos seria paragem obrigatória pela excelência da hotelaria e suas condições naturais. A mensagem de qualidade muito elevada que passava nesta opção da Selecção era clara. Por último, a abertura de uma Exposição de Arquitectura realizada no CCB (Centro Cultural de Belém) em finais de 2004 para lançamento do empreendimento turístico do Bom Sucesso – Design Resort, Leisure & Golf, localizado sobre as margens da magnífica Lagoa de Óbidos, que reunia o melhor da arquitectura portuguesa. Mais do que um resort de golfe, o projecto destacava-se pela inovação do conceito e por uma clara aposta no conhecimento e na cultura, no talento de um sector que é um dos mais fortes da economia portuguesa em termos internacionais: a sua arquitectura. A articulação destes três marcos constituiu assim base de inspiração para a criação de um território criativo materializado em fórmulas diversas, mas consistentes desde essa data. Surge neste contexto "Óbidos Criativa", um projecto tentacular em diversas áreas de intervenção económica e social, radicado numa forte convicção de que em Óbidos era possível criar, fazer nascer, acontecer. Bastava para tal que houvesse inovação e que a aposta na diferenciação fosse clara, arrojada c perceptível por todos.

Desenvolvimento integrado

A primeira vertente de intervenção foi sobre o ordenamento do território, de modo a garantir um conjunto de condições imateriais como o da qualidade de vida. O território soube proteger-se de uma ofensiva de construção, dos investimentos turísticos à construção imobiliária clássica, tendo optado por um caminho de baixa densidade e intervenções que defendem os recursos naturais mais sensíveis. Foi com esta intenção que se realizou uma revisão do PDM, suspendendo a zona turística para se proceder a uma redução de cerca de 50% das cargas. Uma medida apreciada e até contra a corrente em Portugal: a protecção da paisagem natural foi claramente uma aposta. A par de um conjunto de intervenções ao nível dos equipamentos sociais, nomeadamente sobre a criação e modernização de redes de apoio ao indivíduo e à família, foi lançado o projecto Escolas d'Óbidos. Uma percepção clara de que um plano de desenvolvimento tem que apostar na educação como forma de assegurar a sua continuidade e partilha de valores pela comunidade. Foi assim que se criaram e equiparam grandes complexos escolares procurando apostar num ensino que enfatiza a dimensão do indivíduo e seus talentos. O programa "descobre o teu talento", através do qual cada aluno é convidado a escolher as suas disciplinas, procura explorar a individualidade e a descoberta do talento pessoal de cada jovem através da criatividade, em complemento com o lançamento de um conselho de criativos, a lançar durante este mês, para apoiar professores e educadores, como forma de estimular a vontade de aprender e ensinar valorizando as capacidades de cada um, numa aposta nos talentos criativos dos jovens desde cedo.

Nunca como agora a área da educação foi tão acarinhada ou vivida pela população: com taxas elevadas de participação para a população adulta a frequentar a escola, com escolhas de cursos profissionais muito virados para o sector criativo - nomeadamente os cursos de gastronomia ou multimédia - com medidas para abrir a escola à comunidade. Estas novas "community schools" são hoje um centro social de intervenção e uma das ligações mais importantes ao hub da Óbidos Criativa.

A criação de raízes na comunidade, através da intervenção social radicada no projecto educativo, disseminou o sector criativo de forma acelerada e em vários domínios. Voluntários, pessoas reformadas, associações locais e desempregados estão a ser desafiados para um novo olhar sobre o capital humano. Processos como o design colaborativo, em preparação junto de IPSSs e de grupos de voluntários, irão contribuir para novas soluções de emprego e intervenção social, possíveis através da interacção entre criativos e as referidas camadas de população, num resultado final que pode ir do eco-design ao surgimento de novos produtos no mercado. Inovar, inovar, inovar! Aposta em empresas criativas

A par da dimensão educativa, está também a ser desenvolvido o sector empresarial, com o objectivo de criar uma ligação directa do sector criativo ao mercado, facilitando a criação e manutenção de negócios nesta área. Foram estes os objectivos que determinaram a construção do Parque Tecnológico Criativo, o primeiro e único especializado em indústrias criativas cm Portugal, e de uma unidade de apoio ao empreendedorismo, instalada no Convento de S. Miguel (Ciaeiras). Km curso estão ainda a preparação de uma incubadora de empresas de base tecnológica, a construção de equipamentos de apoio para além de centros de inovação, todos eles alinhados num esforço de especialização assente na construção de um cluster criativo. A vertente de inovação empresarial está a ser potenciada através de uma rede de relações do parque tecnológico com a universidade, nomeadamente a de Coimbra, a Universidade Técnica de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria, desenvolvendo a componente de ciência e tecnologia através dos centros de inovação, tendo como ambição a dinamização de um ecossistema de inovação na região Centro.

Na habitação foi lançado o projecto de Redes de Habitações Criativas, foram realizados os primeiros concursos para as obras e está a ser preparado o envolvimento de privados no futuro, com o duplo objectivo de potenciar uma indústria de conteúdos e resolver os chamados "vazios urbanos" existentes, criando uma oferta de espaços criativos requalificadores de antigas indústrias ou empresas desactivadas. A atracção e fixação de profissionais na área da economia criativa funcionam como motor de desenvolvimento para que a criatividade e as artes se fundam numa plataforma privilegiada para a inovação, experimentação e partilha de saberes. Foram encontrados 4 tipos de utilização: Live and Work, Just Live, Work Spots e Comércio Criativo. No primeiro é recuperado o conceito tradicional de integração da actividade económica com a habitação, constituindo esta uma fórmula para potenciar a criatividade e fixar a população. Esta Rede de Habitação Criativa foi complementada por um conjunto de empreendimentos turísticos de elevada qualidade, nomeadamente o Bom Sucesso – Design Resort, Leisure & Golf, Praia d'el Rey, Quintas de Óbidos e Royal Óbidos, que por si só são tocos de inovação e de empregabilidade e constituem pólos de atracção de população turística internacional, dinamizando o processo de relações internacionais de Óbidos.

No contexto nacional, Óbidos é líder de urna rede de economias criativas juntamente com Guimarães, Portalegre, Montemor-o-Novo e Montemor-o-Velho. E tem sido frequentemente chamada a contar a sua experiência num despertar recente, em Portugal, para as indústrias criativas. A nível internacional foi garantido o enquadramento do projecto com a sua inserção numa rede de cooperação na área das indústrias criativas. Óbidos é líder do projecto europeu "Creative Clusters – Clusters Criativos em Arcas Urbanas de Baixa Densidade", aprovado no âmbito do Programa Europeu Urbact 11. A rede tem como objectivo promover a troca de experiências e definir melhores práticas, propondo recomendações políticas e planos de acção para o desenvolvimento das indústrias criativas e a atracção e retenção de talentos em centros urbanos de pequena e média dimensão. Na prática, é constituir a criatividade como motor do desenvolvimento de regiões de baixa densidade e criar um conjunto de contributos para o Livro Verde das Indústrias Criativas, em colaboração com a Comissão Europeia no âmbito do "Ano Europeu para a Criatividade e Inovação 2009" (http://www. create2009.europa.eu).

O projecto Óbidos Criativa tem duas marcas fortes: a consistência nas suas múltiplas áreas de actuação e o envolvimento da comunidade local. Apesar de estas serem duas características recomendadas para projectos no sector Criativo, são por vezes de duração curta, por serem resultado de uma conjuntura ou realidades efémeras, baseados numa ideia corrente de que a criatividade é uma moda. Ao contrário, em Óbidos a comunidade local percebeu no projecto Óbidos Criativa um novo rumo de desenvolvimento e um desafio capaz de enraizar e atrair a população, assegurando a projecção da localização.

NOTA Agradecemos a colaboração do Dr. Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, por toda informação prestada sobre o projecto Óbidos Criativa.

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